Não existe uma abordagem certa ou errada para administrar o dinheiro, mas muitas pessoas acham que vale a pena contratar ajuda.
De acordo com os resultados da pesquisa , 92% das pessoas dizem que nada as torna mais felizes ou mais confiantes na vida do que ter sua casa financeira em ordem. Embora apenas cerca de um terço dos entrevistados tenham afirmado ter trabalhado com um consultor financeiro, aqueles que o fazem relatam uma estabilidade financeira muito maior.
Sessenta e seis por cento dos entrevistados que têm um consultor financeiro disseram que se sentem financeiramente seguros, em comparação com 30% daqueles que não pagam por ajuda profissional. Espantosos 85% dos entrevistados que trabalham com um consultor financeiro sentem que sua vida pessoal está indo na direção certa, em comparação com 71% dos que não têm um consultor. E sete em cada 10 entrevistados que têm um conselheiro disseram que estão felizes com sua vida, em comparação com cinco em cada 10 pessoas que disseram o mesmo, mas lidam com seu dinheiro por conta própria.
Além disso, as pessoas que trabalham com um consultor financeiro têm mais probabilidade de saber como equilibrar os gastos agora e economizar para depois; estabeleça metas específicas e sinta-se confiante de que elas as atingirão; e ter um plano para enfrentar os altos e baixos econômicos, de acordo com a pesquisa.
O que um consultor financeiro faz?
Consultor financeiro é um termo abrangente que geralmente inclui planejadores financeiros e consultores de investimento. Um bom planejador financeiro certificado pode ajudar a organizar seu quadro financeiro geral, incluindo a criação de uma estratégia de poupança e investimento para a aposentadoria ; planejamento de grandes despesas, como comprar uma casa ou ter filhos; orçamentos e gastos diários; mais impostos e planejamento patrimonial.
Você também pode considerar a contratação de um planejador financeiro se estiver muito sobrecarregado ou confuso com seu dinheiro para tomar grandes decisões financeiras, incluindo como equilibrar várias metas financeiras, gerenciar um negócio, sair de dívidas esmagadoras ou estabelecer um plano de poupança para a aposentadoria. Se a alternativa de se encontrar com um planejador financeiro for a paralisia das decisões, é melhor procurar aconselhamento externo.
Os consultores de investimento normalmente se concentram nas nuances de sua estratégia de investimento, como quais ações ou fundos comprar e retirar de suas contas de aposentadoria e como minimizar os impostos. Eles também podem gerenciar seus investimentos, mas geralmente cobram uma taxa de 0,5% a 2% do portfólio. Você não precisa ser um investidor sofisticado com milhões no mercado para ter um consultor de investimentos, mas provavelmente não precisa de um se deseja apenas saber como investir alguns milhares de dólares ou quais fundos escolher na sua aposentadoria contas.
Lembre-se de que é melhor procurar consultores financeiros que sigam a regra fiduciária, ou seja, eles operam no melhor interesse de seus clientes e são pagos apenas . Isso significa que as taxas do cliente são sua única compensação e não ganham comissão quando você investe em determinados fundos ou compra produtos financeiros.